Blog > 4 dicas para seu Home Office com a arquiteta Juliana Apolinário [#DecoreComKian]

4 dicas para seu Home Office com a arquiteta Juliana Apolinário [#DecoreComKian]

17 de julho de 2020
Dicas

A gente sabe que por causa da quarentena começamos a passar mais tempo em nosso cantinho de trabalho e/ou estudo em casa. Pensando nisso, convidamos a arquiteta Juliana Apolinário, do estúdio JCA Arquitetura, para dar algumas dicas de como deixar seu Home Office mais bonito e funcional.

A iniciativa faz parte do projeto #DecoreComKian, que desenvolvemos com o objetivo de trazer soluções práticas e incríveis de iluminação e decoração para todos os nossos clientes e consumidores. Contamos com a parceria de diversos arquitetos para divulgar ideias e sugestões de melhorias para diferentes espaços.

Vamos ao que interessa? Confira abaixo as dicas para aprimorar seu Home Office:

1 – Analise suas necessidades

Preciso de muito ou pouco espaço? Desktop ou notebook? Local para armazenamento? Preciso de algum mobiliário especial? Curta ou longa permanência? Quantos equipamentos? Essas são algumas das perguntas a serem feitas antes de escolher o local mais adequado para o seu home office.

2 – Escolha o espaço ideal para seu home office se baseando nas perguntas feitas anteriormente

Lembra das perguntas que fizemos mais acima? Então, elas serão muito úteis agora, na hora de escolher seu espaço!
Eu sei… Nem sempre o home office será um espaço pensado com antecedência. Pode ser que seja necessário adaptar algum outro lugar para esta função. Sendo assim, avalie o espaço atentamente. Tire algumas medidas, observe se há tomadas por perto, janelas para iluminação e ventilação natural, porta ou divisória para quem precise de privacidade etc.

3 – Escolha o mobiliário certo

Como escolher o mobiliário? Pensa comigo: Se eu tenho muitos equipamentos e preciso de espaço, não vale a pena comprar aquela mesa linda, porém pequena que eu vi no site. Ou se possuo algum problema de coluna e compro uma cadeira incrível, mas nada ergonômica, também de nada adianta. Em ambos os casos, o mobiliário não irá me atender adequadamente. Nem sempre a estética é sinônimo de funcionalidade.

4 – Atenção na iluminação

Como fica a iluminação? Chegamos em um ponto muito importante quando pensamos em um home office: ILUMINAÇÃO. Temos dois tipos de iluminação: natural e artificial. O Sol é uma fonte primária de luz natural, enquanto que as lâmpadas são fontes de luz artificiais. A luz natural é sempre a melhor opção, mas nem sempre é possível ter um espaço em que a luz do Sol esteja presente na maior parte do tempo durante todo o dia. Por isso a necessidade de escolher a luz artificial certa!

Mas… Qualquer luz serve? Não exatamente! As lâmpadas que compramos nas lojas normalmente são divididas em dois grupos: Luz quente e Luz fria. A luz mais quente é utilizada em espaços onde o objetivo é o aconchego, descanso e relaxamento, como quartos e salas. Já a luz mais fria é utilizada em locais onde precisamos de mais atenção e foco, como cozinhas, banheiros e escritórios.

FOCONATAREFA

Com essas informações, já é possível saber qual tipo de iluminação podemos usar em um home office, certo? Usando a luz mais branca no cantinho de estudos ou de trabalho fica bem mais fácil focar nas tarefas que precisam ser feitas.

Mais abaixo tem um exemplo bem legal de um home office no cantinho do quarto, que desenvolvi seguindo as dicas citadas anteriormente. Para esse projeto, utilizei a luminária de mesa Lumi Flex Garra Kian, ela combinou direitinho com a pegada mais industrial do quarto! Além disso, por ter essa base diferenciada, ela pode ser presa na estante, mesa, cabeceira… Onde precisar! E o mais importante: possui Luz branca, ideal para um local de estudo ou trabalho.

O que achou? 😉

Leia Também