O que é Fator L70?
Uma convenção adotada na indústria é indicar o tempo de vida útil do LED como sendo o número de horas de funcionamento necessárias para que a intensidade inicial de luz emitida seja reduzida a um nível perceptível ao olho humano, que comece a afetar a iluminação do ambiente, inicialmente dentro dos níveis exigidos ao seu propósito.
Na prática, esse “nível de corte” é de 70%, ou seja, quando a intensidade de luz entregue pelo LED cai de 100% para 70%, essa degradação de luz será notável ao olho humano. No caso do LED, em determinados produtos a vida declarada vem acompanhada da descrição L70, como por exemplo: 25.000 (L70), isso significa que o produto em questão terá uma depreciação de fluxo em torno de 30% após 25.000h de operação em temperatura ambiente específica. Quando o LED atinge 30% de depreciação comparado ao seu fluxo inicial é considerado como o término de sua vida útil, embora em muitos casos o produto continue funcionando.
Diferente de uma lâmpada de filamento, o LED não “queima” de uma vez, deixando de emitir luz repentinamente, mas vai perdendo sua capacidade inicial. Assim, de acordo com a aplicação, uma redução a 70% da intensidade inicial pode indicar necessidade de reposição em aplicações mais críticas ou exigentes, enquanto que em outras pode ser aceitável uma redução de até 50%.