Blog > 10 passos para criar um perfil campeão no LinkedIn

10 passos para criar um perfil campeão no LinkedIn

10 de julho de 2020
Dicas

Se você está procurando por um emprego ou um novo desafio, atualizar seu perfil no LinkedIn pode ser um dos passos essenciais para alcançar seu objetivo. Isso porque essa é a principal rede profissional do momento, e com ela você consegue criar conexões relevantes e ficar por dentro do que está rolando na área em que deseja se inserir.

Segundo dados divulgados na Pocket Live da ESPM, “Como turbinar o seu Linkedin e se destacar da multidão”, há 260 milhões de usuários ativos mensalmente na rede. E ao contrário do que muitos pensam, além da busca por vagas de emprego os usuários também estão atrás de conteúdo relevante.

Por isso, mesmo que você esteja interessado em ser contratado por meio da plataforma, é necessário estar atento aos insights (ideia súbita para solucionar problemas ou gerar de ideias) divulgados por lá. O compartilhamento de suas próprias experiências também é um passo importância nesse processo. Essas publicações são ótimas oportunidades para expandir seu networking (redes de conexões entre pessoas), facilitando interações e o acesso a dicas importantes, como cursos e eventos.

Dadas essas dicas, vamos ao que interessa! Confira os 10 passos para criar um perfil campeão no Linkedin!

1) Escolha uma foto para o perfil e insira uma capa: membros com foto recebem 9x mais pedidos de conexão, 21 vezes mais visitas e 36 vezes mais mensagens. Vale a pena caprichar no seu cartão de visitas, então!

2) Redobre a atenção com o preenchimento do seu setor: descreva suas experiências e deixe bem claro sua área de atuação, afinal são mais de 300 mil pesquisas por setor por semana na rede. Membros com setor preenchido também recebem 9 vezes mais visitas.

3) Mantenha uma frequência de postagens: Como comentamos mais acima, os membros do Linkedin estão procurando conteúdo. Por isso, poste com frequência – de preferência inserindo fotos e vídeos – sobre o que você acredita. Inspire as pessoas e mostre suas conquistas profissionais. Afinal, quem não é visto não é lembrado.

4) Preencha todos os dados solicitados: Não tem jeito, para conseguir um perfil campeão, você deve estar com todas as informações preenchidas no Linkedin. Aproveite o espaço disponibilizado na plataforma para detalhar suas experiências profissionais e incluir atividades voluntárias.

5) Mantenha seu perfil atualizado: Fez um curso, participou de algum evento, leu algum livro interessante sobre sua área de atuação? Compartilhe com sua rede as novidades!

6) Conte sua história: No resumo, você deve aproveitar para contar um pouco da sua trajetória profissional, reforçando suas experiências e falando também sobre suas motivações e diferenciais.

7) Evite temas polêmicos: Cada rede social tem uma proposta de conteúdo. Evite se envolver em discussões que possam te expor a avaliações negativas por parte de empresas e recrutadores.

8) Cuidado com os erros de ortografia e de digitação: Revise os conteúdos postados ou – melhor ainda – peça para um conhecido corrigir para você. É normal cometer erros, porém erros gramaticais podem prejudicar sua imagem frente aos recrutadores.

9) Use palavras-chaves: Utilize as palavras que resumem bem a sua área no título profissional. Seja claro e objetivo em relação à sua área de atuação.

10) Nada de fake news! Mentir no Linkedin pode diminuir sua credibilidade caso a informação falsa seja descoberta por colegas de trabalho. Divulgue apenas o que é verídico.

Agora você já tem tudo o que você precisa para colocar a mão na massa! Sucesso!

Leia Também