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7 passos para fazer sucesso numa entrevista de emprego

14 de agosto de 2020
Dicas

Já parou para pensar no quanto que a sua atitude é determinante na hora de conquistar a vaga dos sonhos? Muito se ouve falar a respeito das boas práticas durante uma entrevista de emprego e é sobre isso que vamos conversar neste post!

Saber se comportar, falar das suas experiências e até da sua personalidade de forma adequada são pontos ao seu favor quando você está frente a frente com um recrutador. Uma boa postura atrelada ao currículo que atende à vaga forma a combinação perfeita para você ser selecionado!

Pensando nisso, convidamos a Analista de RH Izabella Silva, responsável pelo setor de Recursos Humanos aqui da Kian, para compartilhar 7 dicas essenciais e fazer com que você dê um passo à frente rumo ao seu novo emprego! Vamos lá? Confira:

1) Olha a hora!

“A primeira coisa que não pode faltar é a pontualidade! Por mais que sejam 10 minutos de atraso, eu, como entrevistadora, já não vejo com bons olhos. Eu acredito que depois que a pessoa começa a trabalhar, ela tem que ser pontual. Então, é um ponto a menos. Entendo que às vezes aconteçam um imprevisto ou outro, mas a pessoa não pode se atrasar.”, explica.

Isabella sugere que o candidato chegue 30 minutos antes e pesquise o local e meio de transporte previamente para evitar imprevistos. Não tendo jeito, a dica é avisar com a maior antecedência possível que vai atrasar.

2) Mais atenção à roupa, menos atenção ao celular

“Outra questão importante é o celular, sem dúvida nenhuma! Nada de ficar mexendo no aparelho ou vendo a hora, como se estivesse impaciente. Quanto à roupa, vestir-se adequadamente para a entrevista e de acordo com o cargo que você vai ocupar faz a diferença.”

3) Opte pela linguagem formal

“A linguagem tem que ser formal. Você não precisa falar palavras muito rebuscadas e difíceis, mas manter a linguagem formal é importante. Gírias e palavras inapropriadas não demonstram um bom comportamento para uma entrevista de emprego.”

4) Pesquise a empresa

“Pesquisar a empresa antes é importante. Não precisa estudar a fundo, mas saber informações essenciais, como o segmento, o principal produto e a história, é interessante.”

5) Foque no lado bom, não nas experiências negativas

“Falar mal de empresa ou chefe anterior deixa uma má impressão também. Caso a pessoa não tenha tido uma experiência boa, ela até pode citar que houve algum problema, mas não deve se aprofundar no assunto. Às vezes o candidato pode estar falando mal de uma empresa parceira ou de um cliente e nem sabe. Por isso, é importante evitar esse tipo de comentário para não haver ruído.”

6) Saiba contar a sua história

“Outro ponto que eu acho muito importante é que, em entrevista, você tem que saber contar a sua história, a sua trajetória. A pessoa deve estudar seu próprio currículo antes e saber contar tudo o que ela já passou. É entender um pouquinho da empresa, da vaga, e saber a sua própria trajetória. Linkando isso tudo, ela consegue se sair bem.”

7) Comunicação é tudo!

“Saber se comunicar com clareza e objetividade é um passo essencial. Eu acho que quanto mais você tenta impressionar, mais prolixo você fica e mais foco a entrevista vai perdendo. E o que acontece às vezes, que é muito ruim, é que você não deixa o entrevistador falar, perguntar. Se ele te dá abertura, ok. Mas se ele quiser perguntar alguma coisa para você, ele não tem nem tempo.”

E aí, clareou? Seguindo esses 7 passos simples e essenciais você terá ainda mais chances de se destacar numa entrevista de emprego e conquistar seu novo emprego! Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, entre em contato com a gente pelas redes sociais!

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