Qual pilha dura mais?
Já parou para pensar que a gente usa pilha todo dia? Seja no trabalho, durante as atividades domésticas ou na hora de nos divertirmos em família, sempre contamos com esse dispositivo de energia portátil para realizarmos muitas das nossas atividades. Mas diante de tantas opções disponíveis no mercado, sempre fica uma dúvida: afinal, qual pilha dura mais?
A duração das pilhas varia devido a diversos fatores, como utilização adequada – seguindo as instruções de uso descritas na embalagem -, consumo de energia do dispositivo utilizado e até mesmo o tipo de armazenamento.
As pilhas devem ser armazenadas em ambientes secos, evitando lugares com temperaturas extremas – o que pode interferir no desempenho das peças. Também é indicado manter as superfícies de contato com a pilha sempre limpos. Hábitos simples e rápidos como esses podem fazer toda a diferença na hora de fazer o produto ter alto desempenho.
Tamanho das pilhas
Existem vários modelos e tipos de pilhas disponíveis no mercado. Os produtos, no entanto, diferem-se principalmente em relação ao seu tamanho e carga. Quanto ao tamanho, os mais comuns são os o AA, AAA, C e D.
Os modelos AA e AAA (também chamado de pilha palito) são provavelmente as pilhas mais familiares para o público comum. Isso porque elas são do tamanho certo para muitos aparelhos que fazem arte da rotina de todas as pessoas, como o próprio controle remoto. Apesar das dimensões diferentes, tanto a pilha AA quanto a AAA possuem a mesma voltagem. A diferença entre elas fica exclusivamente relacionada ao tamanho.
Quem tem criança pequena em casa também já conhece muito bem outro tamanho de pilha: a C e D. Muito utilizada em brinquedos, elas foram desenvolvidas em tamanho médio justamente para aumentar a duração da diversão dos pequenos. Para os adultos, a 9V é o modelo de pilha indicado especialmente para câmeras fotográficas e também em algumas ferramentas, como alicate amperímetro e multímetros.
Além desses modelos, existe uma pilha muito utilizado quando a assunto é a segurança de sua casa: a A23. No formato menor que as mais tradicionais, esse produto é indicado para dar energia aos controles de portões elétricos e campainhas.
Pilhas Alcalinas x Pilhas de Zinco
Uma das dúvidas mais recorrentes na hora de escolher a pilha corretamente é sobre qual pilha é melhor. No entanto, essa pergunta só pode ser respondida levando em consideração qual dispositivo ela irá energizar, além de considerar também o uso adequado do produto.
As mais práticas e utilizadas são as pilhas Alcalinas e de Zinco. As pilhas Alcalinas, no entanto, armazenam maior quantidade de energia e duram mais tempo. Isso porque ela conta com hidróxido de potássio ou hidróxido de sódio no lugar do cloreto de amônio em sua composição, o que faz com que ocorra transferência de elétrons de um pólo para o outro com mais facilidade.
Dessa forma, as pilhas alcalinas se tornam mais necessárias para dar energia a aparelhos que consomem muita energia, como os brinquedos das crianças. Já as pilhas de zinco são indicadas para dispositivos que não demandam tanto consumo de energia, como controles remotos, lanternas e calculadoras.
E aí, ficou claro? Agora você sabe que as pilhas alcalinas possuem duração maior que as de zinco, porém alguns aparelhos não apresentam a necessidade de utilizar pilha alcalina, pois não exigem o consumo extremo de energia. Nesses casos, os dispositivos performam de forma eficiente com as pilhas de zinco.