Por que a lâmpada é o símbolo da ideia?
Quando pensamos em ideia ou criatividade, uma das primeiras imagens que vêm à nossa cabeça é a de uma lâmpada, certo? Seja pelo mito da Caverna de Platão – que fala da necessidade de sair da caverna (ou da escuridão) para enfim conseguir entender o mundo claramente – ou pelas inúmeras histórias ou ilustrações que vemos trazendo a emblemática figura, a lâmpada acabou por se consolidar como sinônimo de grandes ideias.
Essa associação, que parece ser tão natural para nós, tornou-se até objeto de estudo do pesquisador Michael Slepian, da Universidade Tufts, em Massachusetts, nos Estados Unidos. A equipe de Slepian realizou um experimento para analisar a relação entre uma lâmpada e os tão desejados insights.
Funcionou da seguinte forma: os cientistas reuniram dezenas de estudantes para realizar algumas análises – uma delas consistia em responder perguntas de matemática e linguagem – e em todos resultados o grupo de universitários expostos à iluminação direta ou mais intensa teve melhor desempenho. Clique aqui para saber mais sobre o experimento.
Os resultados sugeriram uma forte relação entre um ambiente bem iluminado e o aumento da capacidade de concentração, o que nos dá uma boa explicação para a relação entre lâmpada e criatividade. Vale lembrar que as lâmpadas com temperatura de cor branca fria são as mais indicadas por engenheiros elétricos e arquitetos para iluminar ambientes que demandam mais atenção, como os escritórios. Então já sabe: caso você precise de uma boa ideia, talvez seja melhor deixar a luz acesa.