Blog > Cor da luz nos ambientes

Cor da luz nos ambientes

16 de julho de 2019
Dicas de iluminação

Um pouco da história: em 1931 a Comissão Internacional da Iluminação – CIE iniciou alguns estudos para tentar determinar a tonalidade de cor emitida pelas lâmpadas, a partir destes estudos surgiu a denominação temperatura de cor (que veremos mais à frente).

No experimento realizado foi utilizado um corpo de metal, que foi aquecido gradualmente até começar a emitir luz. Durante o experimento notou-se que conforme a temperatura do metal aumentava a luz emitida pelo corpo metálico mudava de cor, variando entre o lilás até o azul. A partir de então foi criada a tabela de temperaturas de cor, que variava de 2000k a 6000k.

Composição de Cores – RGB

A sigla RGB vem das iniciais de Vermelho, Verde e Azul (Red, Green e Blue, em inglês).

Dessa forma, podemos compor cores diferentes, dependendo de como mesclamos essas três cores primárias.

Temperatura de Cor (Kelvin – K)

É a grandeza que expressa a aparência da cor da luz. Quanto mais alta a temperatura da cor, mais branca é a cor da luz emitida.

Existe três principais categorias:


Branca morna ≤ 3.499K
Branca neutra entre 3.500K e 4.999K
Branca fria ≥ 5.000K

As melhores cores da luz para cada ambiente

Apesar de ser uma escolha pessoal, as temperaturas de cor de uma fonte de luz podem influenciar no modo como as pessoas relacionam-se com o ambiente. Por conta disso, especialistas organizaram dicas para a melhor escolha da temperatura de cor:

BRANCA MORNA:
Temperatura igual ou inferior à 3.499K. Proporcionam sensações de relaxamento, tornando o ambiente mais propício para o descanso. É indicado para áreas sociais e dormitórios.

BRANCA NEUTRA:
Temperatura de cor bastante utilizada em shoppings, porém sendo difícil de encontrar em lâmpadas com tecnologia LED. Temperatura de cor que abrange a faixa de 3.500K a 4.999K. Com tonalidade branca levemente amarelada, a luz neutra muitas vezes é confundida com o branco quente, porém possui tonalidade mais branca.

BRANCA FRIA:
Temperaturas igual ou superior à 5.000K, denominada também como luz do dia. Esse tipo de luz é mais usado em ambientes onde são realizados trabalhos manuais, pois proporcionam estado de atenção para realizarmos as nossas atividades. Isso aumenta o nosso desempenho, nos deixando mais atentos e dispostos. Portanto, é indicado para áreas de serviço, cozinha e sala de estudos.

Você pode criar ambientes incríveis fazendo a combinação de cores. Utilizando luz fria no centro da sala e luz morna nas laterais (sanca de gesso).

Leia Também