Ence x Procel: Saiba tudo sobre essas etiquetas
A ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação da Energia) faz parte do PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) e é concedida pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). A ENCE foi criada para prestar informações sobre a eficiência energética dos equipamentos disponíveis no mercado nacional e contribui para a racionalização de energia no país estimulando o consumidor a fazer uma compra mais consciente.
Os equipamentos com a etiqueta devem atender requisitos mínimos de desempenho e segurança, estabelecidos em normas e regulamentos técnicos e fornece outras informações relevantes que podem variar segundo o tipo de produto. No caso das lâmpadas eletrônicas a ENCE classifica os equipamentos de “A” (mais eficiente) a “E” (menos eficiente).
Na etiqueta ENCE, o consumidor tem acesso a informações básicas e essenciais sobre o produto que adquiriu ou pretende adquirir, como veremos abaixo:
ENCE Lâmpada LED
ENCE Lâmpada CFL
ENCE Lâmpada Vapor de Sódio
Como já foi dito, criado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, programa do Governo Federal executado pela Eletrobras, o Selo Procel foi instituído por Decreto Presidencial em 8 de dezembro de 1993. A partir de sua criação, foram firmadas parcerias junto ao Inmetro, a agentes como associações de fabricantes, pesquisadores de universidades e laboratórios, com o objetivo de estimular a disponibilidade, no mercado brasileiro, de equipamentos cada vez mais eficientes. O Selo PROCEL tem como finalidade ser uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor conhecer, entre os equipamentos e eletrodomésticos à disposição no mercado, os mais eficientes e que consomem menos energia. Resumindo, dentre os produtos de uma mesma família de vários fabricantes, os que se destacam com melhor eficiência energética recebem o selo Procel.
É importante salientar que o selo PROCEL não tem ligação com a ENCE e não é um item obrigatório pelo INMETRO. Na verdade, este selo é um diferencial de eficiência e economia de consumo. Nas etiquetas ENCE há o a logo do selo PROCEL, mas isso não quer dizer que o produto possui selo PROCEL.
Tanto o Selo quanto a Etiqueta, são importantes materiais de consulta que não devem ser esquecidos pelos consumidores.