O que é o ASAP e como podemos contribuir para um mundo mais sustentável
Muito se ouve falar sobre proteção ao meio ambiente, reciclagem de materiais e sustentabilidade. Essas questões têm ganhando espaço em discussões que vão das salas de aulas a conferências mundiais. Tudo isso porque esse é um tema que pode salvar a humanidade.
Neste cenário, o ASAP (As Sustainable as Possible) surge como um conceito que vem remodelando as práticas de produção e consumo. A ideia de “ser o mais sustentável possível” pode engajar muitas pessoas e empresas a realmente fazer a sua parte em prol de um mundo melhor para as futuras gerações.
O conceito paira hoje sobre empresas que buscam soluções que tragam impacto realmente verdadeiro para a sociedade. Para isso, elas promovem iniciativas e até linhas de produtos que valorizem a produção local e o reuso de materiais, por exemplo.
“As empresas ainda estão entendendo o que elas podem adaptar dentro do seu próprio sistema econômico, no seu formato de negócio e na sua estrutura física também. A ideia do As Sustainable as Possible é ser o mais sustentável possível. Então não necessariamente a gente vai fazer uma implementação absurda, que vai mudar toda a estrutura da empresa. É se aproximar ao máximo e ir implementando essa mudança de pensamento aos poucos rumo a um mundo realmente sustentável”, explica Victória de Sá, coordenadora de Marketing da Kian.
Victória também aponta que uma das formas das empresas começarem a se reinventar é observando seus processos internos – da escolha da matéria-prima até a logística reversa – e analisando os impactos desses processos, do modelo de negócio e do próprio produto no meio ambiente. Fazer escolhas que respeitem a natureza podem trazer reflexões positivas para que as empresas se adaptem às necessidades da sociedade e se sustentem no futuro.
Neste sentido, a Kian lançou o concurso Decore com Kian – 1º Prêmio de Luminária Universitário, cujo primeiro tema é justamente “Sustentabilidade”. A primeira edição é a aposta da empresa para realizar um projeto que fomente a produção local. A Kian também busca contribuir para uma mudança de pensamento e de comportamento com o projeto, trazendo atratividade para o tema através do lançamento de uma luminária que tenha conceito sustentável e reforce que produtos feitos com materiais reutilizados são atraentes e funcionais.
Ainda há muito a ser feito, mas ao adotar o ASAP, é possível dar um passo de cada vez e fazer uma contribuição – mesmo que singela – à sociedade: “Eu vejo que [sustentabilidade] é um tema que as pessoas falam muito erradamente, porque não é ensinado. Sustentabilidade não é uma estética, não é um novo nicho de mercado. Sustentabilidade é algo que tem que estar intrínseco na gente se quisermos continuar vivendo”, destaca Victória.
O concurso está com as inscrições abertas de 10 de agosto a 13 de setembro. Se você conhece algum graduando ou recém-formado em Design, Arquitetura e demais áreas criativas, compartilhe essa iniciativa. Para saber mais, acesse: http://decorecomkian.com.br/